Patita Feia

"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade." - F.P.

domingo, outubro 10, 2004

“Só no meio da multidão...”

Levitando entre as minhas incertezas e existências, deparo-me com uma das piores situações que se pode viver.

Sentir-me só.

Estar só sem ser por opção.

Estar rodeada por imensa gente. Por pessoas que outrora fizeram sentido. Por pessoas que fizeram parte do meu quotidiano um dia.

Há milénios atrás.
______________________________________________________________________

Ver os mesmos rostos.

Retribuir os mesmos sorrisos amarelos, filhos da circunstância e do protocolo social.

Ver os mesmos gestos, repetidos até à exaustão, sem configurarem algum sentido na minha existência.

O mesmo sítio, as mesmas pessoas, a mesma música (?!), as mesmas conversas, as mesmas circunstâncias, a mesma marca de tabaco, a mesma bebida.

Há coisas que nunca mudam. Mas que talvez devessem mudar...
Obviamente, na minha perspectiva.

Mas deve ser devido à diferente marca de colírio que eu uso...

Terá sido a minha perspectiva a mudar?!

Será por ter sido eu a que correu seca-e-meca, visto e vivido, saído daqui, e daí ter uma observação diferente das coisas, das pessoas, das situações?

Amo e odeio esta palavra. DIFERENTE.

Uso-a frequentemente.
Quando se me apresenta algo novo, algo que mexe com o meu âmago, é DIFERENTE.

Ao ver uma passagem de modelos, onde a maioria dos modelos e veste praticamente abominei, ao depara-me com a pergunta: “Então o que é que achaste?, respondi “Foi diferente”.

NÃO GOSTEI.

Podia ter sido (mais uma vez) directa e frontal. Ou bruta e insensível, consoante o ponto de vista.
Deveria ter dito: “NÃO GOSTEI”.

Achei uma fantochada. Estava tudo amontoado. Descoordenado. Desorganizado. Desorientado.

Mas ao responder isto, incorria no ainda maior risco de ter de me justificar. Coisa que faria imediatamente mesmo que não me fosse solicitado.

“Porque são capazes de fazer melhor. Porque acredito que o são”

Acredito.

Mas...
Eu, leiga e velha nisto, para que é que serviria a minha opinião?

Afinal, o rótulo de eterna insatisfeita sempre me ficou tão bem!!!



Ficará sempre como uma “boca da reacção”.
Ficarei sempre como a Inconformada. A Diferente. A fora de onda. A Só. A gargalhada efusiva de olhar triste.

A Patita Feia.

Poderia alegar que sou feliz assim. Diferente. Mas não o faço. Porque não o sou. Pelo menos na plenitude de o poder alegar. Porque procuro incessantemente algo no qual me encaixe.

Num partido. Numa religião. Numa crença. Num grupo. Numa associação. Num estilo de vida. Num ideal.

Mas tenho consciência de que, tal como até agora, não me sentirei parte de nada, de um todo. Tal e qual como peixe na água.

Possivelmente, é egoísmo.
Não quero ceder a minha individualidade em prol de algo homogéneo mas insípido.

Isso não.
Jamais.

Se o preço a pagar for ficar só... então somo, subtraio e equaciono...
Provavelmente vou por aí.
É onde me levam os meus próprios passos!

1 Grasnados:

At 1:56 da manhã, Blogger Paulo Dâmaso aQUACKrescentou...

Obrigado pelas tuas palavras. Beijos, from Burgo (Figueira da Foz)

 

Enviar um comentário

<< Voltar a' casa do Patos