Patita Feia

"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade." - F.P.

quinta-feira, setembro 23, 2004

Quinta Entr'Águas

Apetece-me diospiros maduros...

Cheirar a terra molhada das fazendas...

Subir às figueiras e ficar com a boca assada por causa da porcaria da seiva dos figos lampos...

Apetece-me acordar na cama gigante da minha Mãe, ver a cara da minha VóLinda de tabuleiro na mão a dizer que tem de ir comprar mais queijinhos frescos para mim...

Apetece-me ir para a margem do rio, debruçar-me e apanhar rãs...passar o resto da tarde a brincar com elas...

Apetece-me respirar fundo e cheirar as rosas.
As camélias.
Aquelas flores roxas que eu não sei o nome.
Cheirar os Castanheiros-da-Índia em flor...

Apanhar nêsperas à janela e comê-las quentes e verdes. Ficar mal disposta da barriga.

Apanhar folhas de amoreira na janela da cozinha para dar aos bichos da seda que não vão chegar a nascer...

Apetece-me comer queijo com marmelada da minha VóLinda.

Apetece-me falar sozinha e com o meu Bolinha.

Fazer corridas a saltar à corda com a minha Mana e 'nha Vó no corredor que não tem fim.

Apetece-me enfiar os gatos dentro de caixas medonhas que são as casinhas novas deles.

Apetece-me soprar 8 velas e cantar os parabéns com os meus amigos para o resto da vida e mais seis meses.

Jogar às escondidas numa casa de 15 divisões até nos fartarmos de procurar e acabar com a brincadeira.

Pasar horas em cima do meu guarda-vestidos, onde tenho o meu diário, o meu Pé de Laranja-Lima, os discos do curso de inglês que nunca fiz, os mini-livros do Petzi, pétalas secas das rosas mais bonitas, flores de jasmim, a minha Camila-Mila...

Vêm-me as lágrimas aos olhos ao recordar uma casa que já não existe, uma infância que já passou e memórias que ficarão para sempre...