FABRICAN – TECIDO EM SPRAY
"O designer de moda espanhol, Manel Torres, desenvolveu um tecido em spray – Fabrican (fabric + can) – que poderá revolucionar a indústria da moda.
O spray é composto por fibras de algodão líquidas, que em contacto com o ar adquirem instantaneamente a consistência de um tecido normal.
Uma vez pulverizadas sobre o corpo, as fibras juntam-se para formar uma peça de roupa efémera e descartável.
Como as fibras são distribuídas de uma forma difusa, podem ser adicionados outros elementos, como perfumes ou pigmentos.
Inicialmente, a trama do tecido é manifestamente fina, mas se se pulverizar mais líquido consegue-se obter um tecido mais denso.
Manel Torres criou o conceito original de Fabrican para a sua tese de doutoramento na área de tecidos tecnológicos, no Royal College of Art, em Londres, e desenvolveu-o com o apoio do professor Paul Luckham, do Imperial College London. Depois de uma longa investigação, chegou a um protótipo, que será a base do produto final.
Em 2003, Manel Torres e Paul Luckham patentearam a ideia e criaram a empresa Fabrican Ltd., para aplicar essa tecnologia única a diferentes sectores do mercado. O tecido é suficientemente flexível para criar produtos de características variadas, de modo a servir as necessidades da indústria da moda, da indústria automóvel, de empresas de limpeza e do sector médico. “É suave como a seda para algumas aplicações, ou resistente como o cânhamo para outras”.
Ainda existem alguns detalhes a acertar, como aumentar a resistência do tecido e garantir que o material é biodegradável e não agressivo para a pele, mas se tudo correr como planeado a invenção chega ao mercado daqui a dois anos.
Fabrican é uma fusão de arte e ciência. Como o próprio nome indica, é um tecido numa lata, que visa tornar a vida mais cómoda, saudável e divertida. "
Copiado integralmente do email recebido da ModaLisboa
Ok, leva-me a pensar que a minha mala de viagem será rapidamente substituída por latas de Fabrican, nécessaire e acessórios vários!
2 Grasnados:
Great! Mas é que já nem renovo o guarda-roupa até lá! Right...
Só tem um problema. Precisas sempre de alguém que te pulverize as costas :-P
Enviar um comentário
<< Voltar a' casa do Patos