Patita Feia

"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade." - F.P.

quarta-feira, março 08, 2006

8 de Março

Lembro-me vivamente deste dia em anos volvidos.

A minha Mãe sempre o comemorou, como quem comemora a Vida, um Sentido, uma Sina.
Sempre fez questão de nos passar o Orgulho que tinha em ser Mulher.
Uma grande Mulher.
Eu, do alto da minha rebeldia, respondia-lhe que o Orgulho seria deixar de haver este dia, que era sinal de Igualdade e Equidade.

E minha querida Mãe, continuo a achar o mesmo.
Que este dia é uma Hipocrisia.
Mas tenho imenso orgulho em ser Mulher!
espero um dia ser uma Mulher tão boa e tão justa e tão capaz como tu.
__________________________________________________________________

O dia começou cinzento, de mau feitio e enxaqueca de ontem.
Passa tudo quando, à espera do comboio, se ouve ao telefone "Amor, não te dei um beijinho especial do dia da Mulher..."
Lágrima no canto do olho e a dor de cabeça passa para para outro plano. "Meu querido , não te preocupes, que me darás os beijinhos especiais quando eu chegar a casa".

Seguem-se sms às minhas 4 Tiazonas (nenhuma de sangue, coincidentemente...), de "Feliz Dia das Mulheres, das grandes Mulheres, entre as quais se encontram as minhas Tias."
- resposta de uma delas, a Tia Lola: "Tias que se orgulham das Mulheres que viram nascer!"
__________________________________________________________________

Seguidamente, uma sms da minha Mana: "Tu és maravilhosa, única, linda, honesta, elegante, responsável. ÉS MULHER! Dia 8 é o dia da Mulher. Se tens orgulho em ser mulher, passa a mensagem!"
Claro está que lhe respondi de imediato que ela não se esquecesse da hipocrisia deste Dia.
__________________________________________________________________

Sou Mulher. Com muito e todo o orgulho.
Como Mulher que sou, não deixo de ser ambígua.

Por um lado, partilho o meu orgulho em ser Mulher.
Por outro, faço constante menção ao facto deste dia ser hipócrita. Discrimitatório.

É bom ser Mulher. Em 2006 e aqui neste cantinho do Mundo (onde mesmo assim ainda muito há que fazer pela igualdade).

Que se celebre este dia em nome de quem não tem Liberdade para o fazer.

(agora vou ligar à minha VóLinda para lhe dar um beijo grande, ela que é uma Mulher que foi subjugada pelo sistema e pelos homens e que... Sobreviveu com um sorriso lindo!)

2 Grasnados:

At 5:18 da tarde, Blogger Amanda aQUACKrescentou...

Mainada! Tb me passo com estas hipocrisias todas! Não as suporto! Somos o que somos todos os dias e não apenas um só dia no ano! Vai lá linda falar com a tua vó! (vou fazer o mesmo!) Beijos

 
At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo aQUACKrescentou...

Gostei da forma como salientaste "que se celebre este dia em nome de quem não tem Liberdade para o fazer". A verdade é que enquanto muitas se pavoneiam com o facto de terem alcançado o seu próprio cartão de crédito e viverem da aparência do salto alto, outras tantas sobrevivem. E mal.

Obrigado por tudo, linda. Sabe bem uma mão estendida.

p.s. A pausa está a saber bem. Os mimos ainda mais. ;)

 

Enviar um comentário

<< Voltar a' casa do Patos