Patita Feia

"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade." - F.P.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Bolachas de Araruta

A determinada altura, a minha Mãe tinha sempre em casa bolachas de araruta.

Só de me lembrar, parece que volto a sentir aquele "sabor" (?!) - se é que tem sabor.... e a boca parece que fica seca, como se tivéssemos acabado de comer uma resma de papel...

No entanto, as sacanas destas bolachas, tinham algo... diferente! A minha Mãe bem bem explicava que era uma farinha diferente, qualquer coisa mais brasileira...

(Lembro-me agora que foi numa fase em que a minha Mãe tinha uma colega brasileira, coisa rara nunca vista na província, há cerca de uns 20 anos, lembro-me vagamente dela, da Rosanne.)

Só conseguia comer as ditas bolachas (ainda me custa chamar-lhe bolachas, de tão ... insípidas que são!) com toneladas de marmelada, doce, queijo fresco, qualquer coisa! Afinal, não era para comer as bolachas, era quase um estratagema que eu tinha para comer os doces... (porque fui habituada que comer queijo ou doce sem mais nada é GULA... ya, tá bem...).

Conclusão, as bolachas de araruta acabavam sempre num ápice!
E a minha Mãe... claro está, voltava a comprar!

Devo confessar que não tenho saudades das bolachas de araruta... Mas voltava a comê-las de bom grado, se isso me garantisse que iria sentir a presença da minha Mãe e sabores de outros (bons/velhos/lindos) tempos...

10 Grasnados:

At 12:02 da manhã, Blogger Bina Ladina aQUACKrescentou...

Hello Patita :)
Não sei se será boa ou má notícia mas... Vi dessas bolachas ainda hoje no Continente do Vasco da Gama.
Eu tinha só a ideia - e não a experiência como tu - que essas bolachas seriam algo assim para o... estranho quase a roçar o mau.
O que tu sentes pelas Araruta eu sinto pelas "Belinhas" umas bolachas que só a minha avó arranjava e eu adorava :)
Só por acaso se encontrares diz, ok?
bjiiiiinhos

 
At 11:07 da tarde, Anonymous Anónimo aQUACKrescentou...

Não faço ideia do que é.. Mas agora fiquei curiosa! Tentei uma busca no Google, mas não consegui encontrar.. =oX

 
At 10:45 da tarde, Blogger Avó do Miau aQUACKrescentou...

Pois, eu também!
dIZ QQ COISA.

 
At 9:41 da manhã, Anonymous Anónimo aQUACKrescentou...

Tentem ver este link:

http://www.cnpab.embrapa.br/destaques/livro_araruta.html

Foi o que me deu na minha procura no google.pt

Chuac-Quacks *

 
At 11:52 da manhã, Blogger TT aQUACKrescentou...

Então prova e comprova...
depois diz-me qualquer coisa (mas prova primeiro sem nada... copo de água sempre à mão, ok?)
***

 
At 11:55 da manhã, Anonymous Anónimo aQUACKrescentou...

Pois, também lá fui parar.. Ai estou curiosa.. Querem lá ver que vou ter de ir ao supermercado à procura delas? =oP

 
At 2:19 da tarde, Anonymous Anónimo aQUACKrescentou...

Também comi muito dessas bolachas. A minha mãe também tinha essa mania.. a boca até ressequia toda.. eheheh

Jo

 
At 9:22 da tarde, Blogger Mina-Gui aQUACKrescentou...

Lembro-me muito dessa bolacha, e comprava muito, mas fazia como se fosse fondue de chocolate, derretia o chocolate e molhava as bolachas, e depois deixavas arrefecer em, cima de uma rede,eram uma delicia,nunca mais comprei por que não tenho visto á venda!

 
At 4:13 da tarde, Blogger Unknown aQUACKrescentou...

Adorava essas bolachas nunca mais as vi a vender ainda há dias eu e minha mae comentamos as saudades dessas bolachas gordas de sabor diferente que pareciam que nos enchiam a boca enfim lembranças da nossa infância

 
At 2:40 da tarde, Blogger MariaMel aQUACKrescentou...

Adorava as bolachas de araruta. Aliás eram boas para quem era alérgica ao trigo. Eu comia-as mesmo sem nada. Adorava. Agora há anos que não as vejo exceto numas lojas em Lisboa que têm uma gama de produtos de marcas muito antigas. Se calhar também têm as belinhas...uma das lojas fica no Mercado da Ribeira.

 

Enviar um comentário

<< Voltar a' casa do Patos