Patita Feia

"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade." - F.P.

quarta-feira, novembro 30, 2005

Vénia


Fernando Pessoa, que usou os heterónimos Bernardo Soares, Chevalier de Pas, Alexander Search, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos para assinar suas obras, nasceu em Lisboa em 13 de junho de 1888.
O poeta viveu na África do Sul de 1896 a 1905, ano em que voltou a Lisboa, onde em 1915 começou a publicar seus poemas com estilo modernista, tanto em inglês como em português.

Em vida, Pessoa só teve um livro de poemas publicado, "Mensagem" (1934), e sua obra mais popular, "O Livro do Desassossego", um romance inacabado e escrito em forma de diário, só foi editada anos após sua morte, em 30 de novembro de 1935.

Faz hoje 70 anos que, aos 47 anos, Pessoa morreu de cirrose hepática e hoje seus restos repousam sob um monólito de mármore no claustro do Monastério dos Jerônimos, o mais emblemático monumento português, perto dos poetas Luiz Vaz de Camões e Alexandre Herculano.

2 Grasnados:

At 5:45 da tarde, Blogger Amanda aQUACKrescentou...

os verdadeiros valores não morrem... perduram entre nós! :)

 
At 11:45 da manhã, Blogger FZ aQUACKrescentou...

O meu poeta favorito. Começei a (re)ler a sua obra completa esta 2ª feira. 8 volumes e vão todos de seguida!

 

Enviar um comentário

<< Voltar a' casa do Patos