Patita Feia

"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade." - F.P.

quarta-feira, julho 28, 2004

Inevitavelmente...

Cântico Negro - José Régio

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre a minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.


Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!


(Mãe...o som da chuva a caír...o cheiro a terra molhada...um grito d'Alma partilhado...simples e deliciosamente irrepetível!!!)

2 Grasnados:

At 5:00 da tarde, Blogger jls aQUACKrescentou...

Huummm.. onde é que eu já vi isto? Ah.. foi aqui: http://maisemenos.blogspot.com/2004_06_01_maisemenos_archive.html

Um certo post datado de 16 de Junho...

Já agora.. V~e o resto do blog... espero q gostes! :)

 
At 8:59 da manhã, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! aQUACKrescentou...

Amiguita,
Senti toda a emoção nas palavras que escreveste...se leste a minha "experiencia de blog", onde tentava saber a razão de "tudo" que nos apanhou a todos desprevenidos...entendeste porque deixei de escrever.
Mas senti muita falta disso, fui muito ajudada e comecei outro blog
sem falar muito no Hugo. Mas depressa o descobriram...e vieram novamente "as pressões", os comentarios, (para quem me conhece) a minha impulsividade, motivar-me-ia a apagar tudo.
Mas O primeiro não o fiz o "www.voahato.blogspot.com", porque estão lá factos que comprometem muita gente. Até ameaças já tive...
Mas uns tempos depois voltei a escrever com a ajuda de toda a gente que me apoiou naquele blog.
Já recentemente como as coisas não estão concluidas, este novo blog foi "atacado" de novo.
Então uma amiga deu-me a sugestao de manter aquele só falando na dor na saudade no amor, nos futuros projectos se os houver...e criar outro mais "guerrilheiro".
Imagina que se dão ao trabalho de criar blogs, para pôr comentarios muito doces...e quando clico para ir agradecer, deparo com posts tirados do voahato, a gosar, até nomes me chamam, depois apagam outra vez o dito blog e vão criando outros.
Isto tudo para te dizer que estive a ler o teu, meio desconfiada...desculpa mas a primeira coisa que reparo é na data , o teu foi criado ha muito tempo e deu-me confiança para te contar tudo isto.
Os tais blogs que te falo começam, geralmente em Janeiro ou Dezembro, outros depois de eu ter encerrado aquele.
Porque no final, não sei se pela atitude que tomei em relação ao tentar saber e, com o que descobri,o pôr tudo nas mãos das autoridades, começaram os comentarios que eu estava sempre a apagar. Agora já deixaram aquele em paz e vão a este novo.
So agora me lembro que devia ter escrito para o email do teu blog, é a inexperiebcia que faz isto, mas depois apaga sff.
Um beijo e vou adicionar o teu para visitar-te.
Muitos beijinhos, junto a minha à tua dor querida...tenho dias que não sei como vou ultrapassar, tenho outros, com uma réstea de esperança.

 

Enviar um comentário

<< Voltar a' casa do Patos